Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: "Movimentos da alma" Conferência de Bert Hellinger

"Movimentos da alma" Conferência de Bert Hellinger



O tema da minha conversa esta noite é "Os movimentos da alma". 
O que isso significa exatamente?
     
Deve ser visto em relação ao trabalho de Constelações Familiares.Trabalhando com Constelações Familiares é o mais importante que eu tento ajudar as famílias e indivíduos.  Para aqueles de vocês que não sabem muito bem sobre este trabalho, vou explicar brevemente.
     
Quando alguém tem um problema, pode ter a ver com sua família (por exemplo, se uma pessoa vê que sua família foram vários membros que se tornaram psicóticos, através de várias gerações), podemos supor que a família teve alguns evento especial, para que você olhe para encontrar soluções para dar uma interpretação positiva para esses destinos tão difícil.E isso serve para trabalhar com Constelação.
Portanto, quando um cliente entra para um grupo e relaciona o problema, com a ajuda de outros participantes do grupo de configurar a sua família, mas sua família atual ou a família que de origem. Escolha entre estes representantes, por exemplo, seu pai, sua mãe, seus irmãos e a si mesmo.     
 Em seguida, configure estas pessoas, posições e relações é no espaço e, se o faz tão focado, algo surge que ele fica surpreso. Por exemplo, todo mundo está olhando, de repente na mesma direção e com isso podemos deduzir que todos eles estão à procura de alguém que foi esquecido ou excluído. Então, quando alguém pergunta, o cliente de repente se lembra que a mãe de sua mãe morreu no parto. Onde alguma coisa acontece em uma família, outros sentem medo. Portanto, eles preferem não olhar. Mas a constelação mostra que todo mundo está olhando lá, e também a alma individual é o que parece.
E assim eu, como terapeuta, escolho um representante para a mulher que morreu no parto e coloco na frente de outros representantes. De repente os sentimentos de todos os envolvidos mudam. Talvez, anteriormente rígida e agora pode mover-se e perceber a importância que esta mulher tem para eles. Talvez uma filha da avó que a família vem e abraça-la com um amor profundo e lá você pode ver que a filha que ele nunca soube que sua avó, está ligada a ele por um amor profundo.
Se uma investigação depois que a mãe poderia dizer: "Sim, esta filha e repetidamente disse que queria morrer." Isto é, a filha quer ir com a avó morta. De repente, vem à luz que uma conexão entre avó e neta. Isso é o que eu chamo de implicações sistêmicas. Portanto, através do trabalho Constelação Familiar, muitas vezes mostra alguém que quer imitar outro membro da família, isto é, que quer ter o mesmo destino de outra pessoa sem que a pessoa não sabe nada do outro. 
E de repente, através do trabalho com Constelação, revelam algumas leis, algumas ordens, segundo a qual as pessoas se comportam, muitas vezes em seu detrimento, porque seu coração queria ajudar alguém, mas não pode. Se a filha morreu, nada seria resolvido. Vovó não vai encontrar melhor e o resto da família também vai ser pior. 
Portanto, com a ajuda do trabalho Constelação, fazendo pequenas alterações na imagem, ou removendo os movimentos profundos da alma, ou mesmo as frases amor secreto, pode-se libertar outras pessoas dessas implicações. 
Isto é, referindo-se ao exemplo acima, se o neto vai para sua avó, peço-lhe para olhar para você e dizer: "Querida avó, eu morreria assim como você, te amo, para salvar a sua memória ". Assim se revela o profundo amor que a neta de sua avó.
     
Como reage a avó, então? Ela diz: "Querida neta, pode vir comigo mais tarde, viva sua vida até ficar grande e velho, então, vou lhe esperar. Mas agora eu estou feliz, se você ficar vivo. Eu vos abençôo, se você ainda está vivo..." Assim, a neta pode tirar isso de sua avó e ao invés de querer morrer por amor da avó, agora, pelo amor de sua avó, quer viver.
     
Assim, através de Constelações Familiares pode ser iniciado e também mostrar algumas soluções bonitas para toda a família.
     
Isso seria o exterior, mas trabalhar com algo extraordinário acontece na Constelação: os representantes, uma vez configurado, eles se sentem da mesma forma que pessoas reais que representam, sem o saber. Às vezes, eles até mesmo desenvolver os sintomas das pessoas que eles representam. De repente, alguém fica sem respirar, não posso respirar, e pedindo alguém pode saber que a pessoa que ele representa tem asma ... ou alterações de voz ... ou alguém de repente tem uma expressão de fúria assassina e recebeu informações que a pessoa representada tinha raiva assassina como contra outro membro da família.
     
A questão é: como pode este fenômeno:
- alguém percebe imediatamente, sem saber nada de tudo isso?
     
Eu tenho uma explicação, uma imagem. Eu não sei se ele está correto.Todas estas coisas são misteriosas. Mas a imagem que eu faço, é melhor para explicar.
A alma

Agora vou dizer algo sobre a alma, como o tema desta conferência é "os movimentos da alma". 
Que alma é neste caso?
     

Aqui, entre nós, no mundo ocidental, sob a influência do cristianismo, mas se você olhar de perto, não foi o cristianismo, mas a filosofia grega, que mais tarde influiu no cristianismo, temos a ideia de que cada pessoa tem uma alma que pertence a ele, cuidado mesmo, tentando e querendo ter que salvá-la, como se você pudesse perder.
     
Alguns até têm a impressão de que a alma é colocada no corpo como uma prisão, e a alma deixaria desta prisão, para finalmente deixar para trás o corpo e chegar ao céu sem esse fardo.
 É uma imagem muito estranha. 
Só queria fazer a diferença, assim você pode ver o quão absurdo é. Um homem ama uma mulher. Como pode o amor, se ambos têm uma alma dentro, aproveitar do seu corpo? Como pode entrar em relação uns com os outros? Como pode o amor, como poderiam entender, e se você olhar para os olhos, porque pode ver o coração do outro, se todo mundo é a sua alma? 
Não.
     
Ambos têm uma alma comum que significa que tanto participar de uma grande alma. Não que cada um de nós tem uma alma, mas todos nós pertencemos a uma grande alma.
Quando entendemos isso, tornar-se calmo, o coração se abre de largura.
     
De repente, podemos vê-los todos aqui em uma grande alma. Sabemos que estamos unidos com todos e somos todos iguais nesta Grande Alma.      É muito bonito trabalhar com Constelação é evidente que estamos em uma grande alma. Assim, é possível saber o que acontece em outras pessoas que não sabem mesmo. Estas pessoas podem nos influenciar. De repente, sentimos-los, como se tivéssemos, como se para tomar posse de nós, e quando isto acontecer, e não temos que fazer alguma coisa, mas a alma trabalha para ajudar a todos - desde que nos entregamos a ele e abandonar-nos os movimentos profundos da alma. 
Mas quem sabe como fazer isso? Muito poucos podem fazer. Por quê? Há algo que ele se opõe.
Consciência

E agora vou jogar uma questão muito difícil. A alma e os movimentos da alma, que tradicionalmente se opõe a acreditar em algo muito, como algo especial até pensar que o próprio Deus nos deu: a consciência.
     
Muitos dizem que a "consciência é a voz de Deus em minha alma." Mas se você olhar, quando uma pessoa diz "eu seguir a minha consciência", "minha consciência me obriga a fazer isso", regra geral, o que você faz?
     
Que assim volta a sua consciência, geralmente fere alguém. E que terá feito um mandamento de Deus? Não, a consciência não tem nada a ver com Deus.
     
Olhando como esta consciência, primeiro um sentimento de culpa e, às vezes, muitas vezes, um sentimento de inocência. Quando nos sentimos bem que são inocentes, e leve e sereno. Sentindo-se culpado nos sentimos sobrecarregados, não estamos tão bem.

Isto é, a consciência é o que nos leva através de um sentimento agradável, que seriam inocentes, e através de uma sensação desagradável, que seria a culpa.

Algo semelhante acontece em nós o senso de equilíbrio. Se estamos em equilíbrio, nos sentimos seguros. Como nós saímos do equilíbrio, a sensação é tão desagradável, eles imediatamente tentar recuperar o equilíbrio.Também o senso de equilíbrio vai levar por um sentimento agradável e desagradável outros. É nada mais do que um sentimento muito normal e instintivo, mas não é cego, porque imediatamente percebe é necessária.Portanto, ao mesmo tempo é sábio. Olhando para este exemplo, talvez possamos entender mais facilmente como é que a consciência.
     
A consciência é também um senso instintivo com a qual podemos imediatamente perceber algo que é bom para nós ou perigosos.
Qual é então o objectivo de consciência? A consciência nos conecta com nossa família. Quando uma criança faz algo que garante a participação na família, se ele se comporta, como dizemos, "Bem", esta criança se sente culpada. Mas "inocentes" significa que você não pode apenas ser feliz por fazer parte da família e ter a certeza de ser uma parte. Se, no entanto, a criança faz algo que a família é má, a criança desenvolve uma má consciência e má consciência, que é tão desagradável que a criança irá corrigir o seu comportamento para retornar ao "bom" como dizemos. Então não se esqueça que você pode voltar para seus membros.
     
Isto é, com a ajuda de consciência a qualquer momento percebemos que garanta a propriedade e que põe em perigo ela, e ela é válida não só para nossa família, também se aplica a qualquer outro grupo.
     
Por exemplo, nós agora aqui somos um grupo, qualquer um de nós sabe como se comportar, a fim de ficar aqui. Agora, aqui você está sentado em seus lugares e eu sei que você está ouvindo de perto e "se eu me comporto, eu posso ficar." Se agora começar a fazer algum barulho, perturbando todo o grupo. - E então? Nós vamos sentir falta dele e perder os membros deste grupo. E todos sabem instintivamente que se eles se comportam bem, que isso iria acontecer. Portanto, nós não, porque seria desagradável ao ridículo, nós deixá-lo ser.
     
Cada grupo tem certas regras deve-se seguir para se juntar, e você sabe que se você violar essas regras, você perde todos os membros do grupo.
     
Portanto, temos apenas uma consciência, mas temos muitos. Por exemplo, nós temos uma consciência com nossa mãe e outro com nosso pai.O que parece direito ao pai, às vezes a mãe não é. E vice-versa. Com a ajuda de consciência, sabemos exatamente como nós nos comportamos e como a mãe com o pai. Ou uma criança na escola sabe que você tem que se comportar de maneira diferente em casa e entre amigos, outros que em casa.E no clube de futebol diferente, na igreja ...
     
Sempre que somos imediatamente conscientes do que podemos fazer para participar e que devemos evitar para manter sua filiação. Parece fácil, mas o que é que a consciência realmente fazer? Iniciar uma distinção no mundo. Ou seja, a distinção entre o bem eo mal. Bom é o que nos assegura de pertença, o mal é algo que a coloca em perigo.
     
Agora, se alguém viola as regras de uma família, ela, com a consciência absolutamente tranquila, excluí-la. Assim, essa consciência se torna ruim, esse é o quadro estreito.
     
Mas olhar agora para as relações entre os diferentes grupos. Por exemplo, em um país como a Argentina. Aqui estão vários grupos: alguns se sentir melhor, outros são considerados inferiores e alguns são reverenciados, outros são banidos. E tudo isso com a ajuda de consciência. Essa consciência é o que sentimos e é relativamente simples de entender.
     
Mas virando agora para o exemplo de um princípio. Falando, por exemplo, os movimentos que se desenvolvem quando a neta pretende continuar sua avó à morte. Por um lado, vemos que a neta se sente bem e sente amor por sua avó, e no fundo de sua alma é convencido a fazer algo de bom.
     
Mas se olharmos para a família como um todo e não apenas a família imediata (pai, mãe e filhos), mas as gerações anteriores, vemos que há padrões repetitivos. Toda a rede familiar se comporta como se uma consciência comum. Que a consciência não pode ser sentida, ele mostra somente através do trabalho com Constelação.
 
Esta consciência segue leis totalmente diferente que a consciência que sentimos. Vou dar um exemplo. Ele veio a mim um homem que disse que só soube que sua família durante os últimos cem anos, muitos homens cometeram suicídio, sempre com a idade de 27 anos e sempre 31 de dezembro. É engraçado, né? O homem era um advogado, e começou a pesquisar para descobrir o que tinha acontecido. Notando que o padrão em sua família, percebeu que seu primo estava prestes a completar 27 anos e que 31 de dezembro estava se aproximando. Esta foi a ele para avisá-lo, e este primo havia comprado um revólver para atirar-se. O advogado poderia detê-lo. No final, sua pesquisa deu o seguinte resultado: o primeiro marido de sua avó morreu 27 anos até 31 de Dezembro. O homem continuou a investigar e descobriu que a avó, pouco depois ela se casou com outro homem, que era seu avô. E esses dois envenenado primeiro marido da bisavó.
     
Ou seja, alguma coisa aconteceu há muitos anos e, no entanto, ainda está trabalhando através das gerações nesta família, de uma forma que tem para nos assustar. O que acontece aqui? A consciência comum, a consciência inconsciente coletivo de que a família não permite que ninguém seja excluído, ninguém que não sofre a injustiça, o mais tardar, a pessoa excluída, neste caso, o assassinato, foi representado por outros membros da família,tomando sobre si o mesmo destino. Neste caso, o destino da mesma idade para morrer no mesmo dia, até que o homem de princípio, o primeiro marido da avó, pode vir à tona novamente. Assim, surge a injustiça que sofreu, para dar honra e é reintegrado, e depois novamente se tornar um membro dessa família.
     
Essa consciência é uma lei importante. A lei diz que qualquer membro da família, independentemente de como ele tem o mesmo direito de pertencer a todos os outros.
     
Portanto, com essa consciência, a distinção entre bons e maus, conforme exigido pela consciência individual não existe. Em vez disso, procura manter a integridade de toda a família, mas de uma forma que não ajuda ninguém.Porque isso não ajuda nada o primeiro marido da bisavó que, anos mais tarde, três ou mais homens cometem suicídio na mesma idade, no mesmo dia. Tudo o que acontece é que, infelizmente, continua.
     
Como posso sair deste círculo vicioso? Não podemos fazer com a ajuda de consciência. Eles têm de fazer outras forças para fazer isso sozinho e isso é o que eu chamo de movimentos da alma: os movimentos da alma grande que todos participem. A Alma Grande quer reintegrar aqueles que estão separados. Neste caso eu fiz o seguinte.
     
Que o advogado que encontrou tais coisas terríveis sobre seu marido bisavó veio para mim em pânico, em perigo agudo de suicídio. Fui com ele para o meu quarto, eu disse a ele para se inclinar para trás em uma parede e do outro lado a imaginar o primeiro marido de sua avó e disse-lhe: "Eu sei o que você fez, eu vou honrá-lo e dar-lhe um lugar no meu coração e por favor, olhe para mim gentilmente se eu continuar vivo. " Eu imediatamente podia sentir que o primeiro marido de sua bisavó do olhou para ele gentilmente. Este homem tinha sido reintegrado na família e para o meu cliente o perigo de suicídio acabou. Nunca me senti-lo.
     
Ao mesmo tempo eu também lhe disse para olhar para sua bisavó e seu avô e dizer-lhes "Eu sei o que você fez, você matou. Agora você deve levar a culpa." Assim, ele não tem que cuidar de que a culpa, porque o que estava acontecendo era que aqueles que tinham cometido suicídio eram assassinos e vítimas. Ou seja, ambos foram identificados com o primeiro marido da bisavó e também com os assassinos, a avó e seu segundo marido.
Como é que a Grande Alma atua agora? A Grande Alma faz vítimas e perpetradores estar no mesmo nível. No final, as vítimas têm de admitir os agressores mortos. Os autores devem ser mortos ao lado das vítimas mortas, deitar-se ao lado delas e sentir a dor. E talvez eles possam encontrar a paz.
     
Eu também explicar um outro exemplo. No ano passado eu estava em Israel e em  Constelações Familiares e uma mulher disse que seu pai foi assassinado por um árabe. Então vamos definir apenas duas pessoas: o pai de que o cliente, ou seja, um israelense, e seu assassino, cujo representante também era israelense. Havia a um em frente do outro. O autor tinha grande dificuldade olhando nos olhos de sua vítima. Ponho em movimento pela primeira vez e depois retirou-se pouco a pouco, começou a olhar para o outro. De repente, incluindo dois começaram a desenvolver um profundo amor. O representante do assassinado o braço estendido e o outro na dor severa, começou a aproximar-se dele. Finalmente abraçou por um longo tempo, muito caro. Em seguida, o representante da vítima caiu no chão, recostou-se e do representante do árabe chegou a seu lado e assim foram em paz. Tudo correu sem qualquer intervenção externa por parte do terapeuta. Ela desenvolveu-se na alma desses representantes.
Esses seriam os movimentos da alma. É o que faz o que foi separado a voltar fazer parte como todos iguais.
     
Para hoje à noite eu só tenho dado uma visão geral, uma primeira impressão do que é possível. 
Felizmente, existem agora vários dos meus livros em espanhol, há também vídeos em espanhol, onde se pode ler e ver para aprender e compreender. 
E agora acho que vou dar a oportunidade de fazer perguntas.
Pergunta: Ouvi atentamente o que você disse em muitos lugares e conversamos sobre o que é consciência, mas não o nome do inconsciente. Na verdade, uma vez nomeou-o quando ele falou do sentimento e do desejo de pertencer à família e qualquer um que não é um sentimento de rejeição.Em primeiro lugar não ficou claro que o sentimento de rejeição. E há exemplos na história de pessoas que pertenciam à família científica. Por que falar de rejeitar não-membros, por exemplo, se Galileu Galilei foi expulso da família científica e ainda a humanidade tivesse progresso imensurável?
     
Hellinger: Eu acho que essas questões nos levam para longe quando realmente importa aqui. O que importa é saber o que pouco ajuda quando uma pessoa está envolvida em seu sistema familiar e está fazendo algo que realmente dói. Eu explico-lo de uma forma diferente também. Que é saudável em geral é bom. Que poderia comparar com o sentimento de inocência, se eu faço o que eu disse associação. Quem fica doente, está chateado e me sentindo tão mal, faz de tudo para recuperar sua saúde, e isso seria comparável a uma má consciência. Ou seja, o efeito da doença seria semelhante ao efeito da má consciência.
Mas há muitas pessoas que quando ouvem que estão gravemente doentes, são aliviados, mesmo feliz. Um amigo meu, um médico, participou de um projeto de pesquisa da Universidade de Heilbek em querer saber se, quando as mulheres foram a um exame médico para determinar se eles tinham câncer, um mesmo antes do diagnóstico reais podem saber semulheres tiveram câncer. Isto poderia revelar-se muito facilmente, com um alto grau de precisão, que todos os que estavam com medo de morrer, não tinha câncer ... O câncer, muitas vezes mostra que não só é uma doença do corpo, mas essa pessoa quer morrer. Então não adianta nada se a pessoa é só pegar a droga, quando a alma não está disposto a ser saudável.
Outro exemplo, um amigo meu dirige uma clínica grande e um chefe de departamento, de repente desenvolveu um tumor cerebral. Perguntei-lhe, como ele reagiu este homem sabe quando soube que do diagnóstico. Ele disse: Eu estava encantado. Não é engraçado? Isto é, forças que operam aqui que devemos olhar com muito cuidado. Portanto, quando falamos aqui da alma ou consciência boa ou, é ajudar as pessoas que estão em uma situação.
     
Eu trabalhei muito com pacientes com câncer e muitas vezes pode ser visto, especialmente em mulheres, eles se recusam a respeitar sua mãe e eu, quando uma constelação pedir-lhes que se curvar à sua mãe, que se curvou profundamente, dando- honra, essas mulheres se recusam de uma maneira que nos faz supor que preferia morrer do que dar honra de sua mãe. Não é engraçado?

     
Exercício 
Neste contexto, vou exercer com vocês sobre os movimentos da alma, talvez você pode discernir a precisão de sua própria alma.
     
Você pode fechar os olhos e imaginar que você está na frente de seus pais ... estão a alguma distância ao lado do outro ... e atrás de seus pais são seus pais ... e por trás dessas, mais uma vez, seus pais ... e depois os pais dessas ... Uma longa fila.
     
E então você está à frente dos seus pais, e atrás deles você vê todos os seus antepassados ​​... e, muito, muito atrás de todos ...
então uma força misteriosa, que não sabemos nada, mas reconhecemos pelos seus efeitos ...E até agora, a vida flui para nós ... através de todas estas gerações, aos pais, e pais para você. E a vida que vem de longe é absolutamente puro, imperturbável ... flui através de todas as inabalável, permanece sempre o mesmo ... para que a vida flui através de seus pais para você ...     E então você se inclina profundamente aos pais ... aos seus pais ... aos seus pais ... mais longe, todas estas gerações e o mistério da vida vem .. Agora, isso importa como foram esses pais? São como elas são, por todos eles, a vida flui pura e totalmente ...
     
Agora você pode abrir o seu coração bem abertos, receber a vida em vós.Você se dá ao redor, você apoiá-lo de volta contra os pais, e você olhar para a frente ... a vossos filhos, netos e outras gerações ainda por vir ... Você está no meio deste grande rio e tudo por esta vida fluxos são iguais. Igualmente grande, igualmente pequena, igualmente boa ... todos os homens são apenas ...

     
(Três minutos de silêncio)

     
Eu acho que seria um acabamento mais bonito desta palestra.

     
Desejo-lhe todo o melhor e a plenitude da vida.

     
Palestra na sala Pablo Neruda, o complexo de La Plaza, Buenos Aires,
     
em 10 de abril de 2001, traduzido por Silvia Gomez Pedra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.