Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: Dar e receber

Dar e receber

Hoje o dia esta chuvoso. Por isso tive muito tempo para refletir sobre muitas coisas. Aproveitei para assistir alguns Dvds. Mais continuo estudando e consultando os ensinamentos de Bert Hellinger e refletindo sobre outras experiências que me chegam.
O amor é uma troca entre dar e receber. Quanto maior a troca, mais pleno o amor e mais profundo o vinculo. As vezes pode ocorrer de querermos dar aquilo que o outro não é capaz de receber. E isso gera uma desigualdade. E experimentamos o vazio. A falta de reciprocidade leva a uma dor e a um vazio.
As vezes ocorre de darmos muito e o outro permanece numa atitude infantil de só querer receber. E quando confrontado para que se posicione, quase sempre a resposta é agressiva e exagerada. O que pode estar ocultando um problema de ordens do amor. Um problema sistêmico.
Se a pessoa tem dificuldades de se posicionar, de se comprometer e de considerar o outro, isso precisa ser visto como algo que esta além da compreensão comum e buscar as raízes do que acontece com força e coragem para olhar de frente as questões que afetam o fluir do amor no relacionamento. Sem o qual o mesmo, estará fadado ao fracasso e ao sofrimento. Se você está vivendo um relacionamento e seu parceiro(a), não lhe vê, não te ouve, não considera seus sentimentos, te acusa e principalmente te condena por ser igual ao pai ou mãe, com certeza essa pessoa está num emaranhamento sistêmico e o casal precisa de uma ajuda profissional. No amor entre duas pessoas o dar e receber tem que estar em equilíbrio. O respeito e a consideração devem andar de mãos juntas. Só assim o amor pode alcançar a força do alma e ser algo profundamente curativo. As vezes temos que renunciar a postura de donos da verdade e nos permitir ouvir um pouco da verdade do outro, só assim podemos alcançar um bem maior. Também não resolve muito expulsarmos o outro da nossa vida, isso só piora e traz conseqüências aos futuros relacionamentos.
Mas também há limites.
Cida Medeiros

--

2 comentários:

  1. Há tempos estava querendo te reencontrar para lhe indicar uma pessoa que queria realizar uma Regressão e achei muito bom quando nos vimos no curso da Jirina.
    Hoje entrei no seu blog e no site e me deparei com uma linda mensagem sobre o dar e receber.
    Ter um blog e divulgar seus pensamentos e compartlhá-los com os usuários é um ato de doação, por isso quero lhe agradecer a mensagem. Gostei muito!!!! Parabéns!!! Enilde valentim

    ResponderExcluir
  2. Oi Enilde,
    Foi, é, e sempre será uma grande alegria encontrá-la. Muito obrigada Enilde pelo reconhecimento, de fato uma grande doação, uma prestação de serviço e um gesto de amor.
    Mas sua amizade é de imenso valor para mim.
    Grata, um forte abraço e venha sempre!
    Cida Medeiros

    ResponderExcluir

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.