Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: Os pés e seu significado

Os pés e seu significado


Os pés


Para os amantes dos pés, como algumas pessoas que conheço, vou escrever sobre a simbologia dos mesmos. Podemos escrever sobre tudo, até mesmo sobre os pés e assim seguimos em frente...

Para Freud, pelo ponto de vista psicológico, o pé simboliza o Falo, isto é, tem significado fálico, mais o sapato já teria outro significado, o que seria o simbolo feminino.


Bem interessante, não acham?

Agora quando alguém quer calçar o sapato do outro?

Bom...acho que isso nem Freud explica...

E quando alguém calça o sapato do outro e esse vira uma fera?

Bom...deixe o Freud descansar...

Mais para os filósofos eruditos como Yves Leloup, que cita sobre, em seu livro "O Corpo e seus Símbolos" - Uma Antropologia Essencial, diz:

"Cabe ao Pé adaptar-se ao sapato" ele diz ainda sobre um proverbio francês:
Il faut trouver chaussure à son pied, que quer dizer:
"é preciso encontrar um sapato para seu pé"

Podemos perceber que o pé é um simbolo erótico. 

Tanto para os povos primitivos como para os mais civilizados. Se é que podemos considerar essa humanidade como muito civilizada... Hoje os parâmetros de civilidade estão muito confusos na mente de todas as pessoas. Principalmente por conta de tanta violência, de toda uma inversão de valores e distúrbios de várias ordens.

Mais voltemos ao simbolo erótico, que para muitos é um excitante sexual...

Podemos entender por que algumas pessoas ficam presas nessa etapa de desenvolvimento, pois a criança brinca com os pés e isso é considerado uma descoberta importante para a mesma. 

Mais se existe uma evolução satisfatória na criança, no adolescente e no ser humano, essa relação fálica dos pés passa a transferir-se para área genital e o adulto comum poderá ter uma vida satisfatória, não ficando preso apenas nessa parte do corpo. Causa de muitos distúrbios psicológicos em adultos que não conseguem manter uma relação normal...são chamados de podólatra, um fetiche comum em algumas pessoas.

Agora para Paul Diel, o pé é o simbolo de força.

Nos contos de fadas temos a estória de Cinderela, que perde um dos seus sapatos e o príncipe vai aos seu encontro.

No Egito, temos na antiga tradição, um estória que diz que uma cortesã, enquanto estava tomando seu banho, teve suas sandálias roubadas por um Águia. 

E o que aconteceu?

A Águia, levou as sandálias para o Faraó que, admirado com o refinamento da mesma, procurou a moça em todos os reinos até encontrá-la. Quando encontrou casou-se com ela.

Lindo não?

Podemos fazer outras associações, por exemplo com o Mito de Hermes, filho de Zeus e Maia, que tinha os pés alados e era mensageiro dos deuses. Esse é um simbolo importante porque traz a compreensão de todo um caminho de transformação e de individuação.

Para alguns, iniciados nos mistérios da magia, os pés tem um significado de descarga do corpo, é negativo, portanto, devemos tomar cuidado para não tocar os pés e absorver as energias negativas. Sem cuidado, a carga do outro vem pra você...por isso, em alguma praticas é usual lavar os pés na água salgada, a fim de purificá-lo e liberá-los das energias negativas antes de tocá-los.

Em muitas tradições religiosas os pés merece lugar de destaque em algumas cerimonias, por exemplo quando o padre lava os pés dos seus fies, simbolo de humildade e que no Evangelho segue uma tradição onde Jesus lavou os pés de seus discípulos, o que quer dizer que devolve aquele individuo a capacidade de recolocá-lo de pé em seu caminho em um gesto de amor e cura.  

Os Dervixes dizem o seguinte:
"É uma obrigação requerida pelo Deus do agradecimento e da compaixão, que tu sejas lavado a cada dia, lavado em teus pés de toda a sujeira que o caminho deixar neles e dos erros de rebelião onde tu caminhastes."

Para os Xamãs, os pés são a ligação com a terra, nossas raízes, liga o individuo a sua ancestralidade e portanto suas raízes, a Mãe Terra...as origens.

Na Africa, o pé é considerado o ponto de apoio no Mundo. Simbolo de poder. Se temos bons pés teremos uma boa cabeça, segunda essa sabedoria.

No hinduísmo, temos vários ensinamentos, por exemplo o discípulo jamais pode orientar seus pés em direção ao altar, os pés do Mestre são considerados sagrados.

E encerrando essa postagem, segundo Yves Leloup, na Tradição dos Antigos Terapeutas e dos Padres do Deserto, todos nós temos nossos pés feridos e maltratados, o que dificulta o prazer em viver e em amar, e por isso, temos necessidade de sermos curados desde esse nível que é dos pés. Segundo a tradição hebraica, onde o pé tem o mesmo nome usado para a festa, regalo (Reguel), os pés podem ser a porta da Alegria em nosso corpo.

Cida Medeiros





4 comentários:

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.