Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: Saíras do Bonete

Saíras do Bonete


SAÍRAS DO BONETE – LIVRO DOCUMENTO 

Estou lendo esse Livro Documento que é a concretização de um lindo projeto desenvolvido por minha amiga Vera Maria Ferretti com Ana Carmem Nogueira, com um grupo de mulheres Caiçaras da Praia Grande do Bonete em Ubatuba, São Paulo que teve como objetivo resgatar a história cultural dessas mulheres em sua comunidade. 

Esse projeto foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e o Programa de Ação Cultural.

A proposta de reunir essas mulheres da comunidade com o propósito de resgatar sua história, sua ancestralidade, suas origens e seus trabalhos resultou nessa obra, que é um documentário importante para essa comunidade e para todos nós, que ao ler o relato dessas mulheres simples e guerreiras, encontramos um grande ensinamento de vida e um documentário importante dessa região.

O Livro é muito gostoso de se ler, com belas ilustrações, com histórias que essas mulheres relatam, com todas as suas dificuldades de vida e como superaram seus dramas de vida.

Esse trabalho ajudou a resgatar não só a identidade da comunidade, como também aumentou a auto-estima dessas mulheres, criou e desenvolveu talentos e aumentou sua produtividade e renda.

Os encontros eram realizados com trabalhos de relaxamento, concentração, introspeção e compartilhamento.

Nesses encontros, essas mulheres passaram a contar suas histórias individuais por meio da construção da colcha de retalhos.

Esses encontros ajudaram essas mulheres a resgatar seus potenciais, descobrir competências, desenvolver novas habilidades e perceber-se parte consciente de uma comunidade capaz de realizar coisas surpreendentes com a apoio dessas Educadoras que são um exemplo para todos nós!

Eu sinto-me muito feliz de compartilhar essa noticia com vocês, sei o quanto todo esse projeto foi uma construção de amor, dedicação e entrega.


Quem quiser adquirir essa preciosidade, entre em contato com Vera Maria Ferretti:


Ateliê de Artes, Arteterapia, Psicopedagogia e Psicoterapia.

Rua Prof. Pedro da Cunha, 65 cj.42. São Paulo, SP.

Telefone:             (11) 38715759    

ou email: veramferretti@gmail.com

A renda desse livro documento é destinado a própria comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.