Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: Palestra Tanatologia

Palestra Tanatologia







CONVIDAMOS A TODOS PARA A PALESTRA:



TANATOLOGIA: O sentido existencial da morte

 O que é Tanatologia?

A Tanatologia surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, a partir dos trabalhos da psiquiatra Elizabeth Kübler-Ross e chegou ao Brasil nos anos 70.

A Tanatologia é um trabalho vivencial profundo, existencial, do sentido da morte. Com o auxílio correto, o doente terminal, seus familiares e as pessoas em geral, compreendem e aceitam melhor o ato de existir e partir, passando a participar positivamente do processo natural da vida, que consiste em perdas e ganhos, alegria e dor, saúde e doença, nascimento e morte. Tomam consciência de que são responsáveis pela sua saúde e que muita coisa deve ser feita nesse sentido, tornando-se ativos no processo de sua própria caminhada.

A Tanatologia tem recursos que permitem trabalhar as perdas em geral e o medo da morte, preparando-nos melhor para a vida.

 

Palestrante:


Ana Paula Teixeira do Rosário é psicóloga clínica, com especialização e atendimento em Tanatologia. Foi presidente da ABRATAN – Associação Brasileira de Tanatologia, durante dois anos, e participou de sua diretoria por mais dois anos. Idealizou o primeiro Curso de Pós-Graduação em Tanatologia do país.  Iniciou o atendimento em Tanatologia para os funcionários dos cemitérios de Belo Horizonte.   Firmou contrato com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, através da Secretaria de Administração, para a coordenação de cursos de capacitação em Tanatologia para os funcionários dos Cemitérios da PBH. Como coordenadora científica de Psicologia, ajudou a criar o primeiro Curso de Extensão em Tanatologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Coordena, junto à AMAS, o projeto Jovem Jardineiro, que capacita jovens da periferia de Belo Horizonte, inclusive, para trabalhar nos cemitérios. È professora do curso de Bioética pós graduação na PUC MINAS, pósgraduação na UFLA- Universidade Federal de Lavras e no curso de   pós graduação  em Dentística da UFMG. Ministra o curso de tanatologia  aberto para público em geral e é palestrante.


DIA 24 de Novembro - Sexta-feira   Ás 20hs
Local: Rua Tajá, 171
Valor: 10,00 reais
Inscrição somente pelo email: katia.abutara@grupocriativo.com.br


Após a palestra, será marcada a data do workshop de dois dias (12 horas) a quem se interessar com os seguintes temas:

                SOBRE A MORTE E O MORRER

- O medo da morte e o medo da vida
- Perdas, apegos, fantasias e ganhos
- As cinco fases da morte e do morrer: Elizabeth Kubler-Ross
-  A família do paciente
- A criança e a morte
- O envelhecimento em seus aspectos psicológicos
- O profissional de saúde e o paciente
- A morte nas principais religiões
- Sentido da vida e da morte
- O perdão

Todos os temas serão trabalhados de maneira teórica e vivencial.




--
"Ainda que distante, o sábio cria para o futuro valores humanos incomparáveis."

Me ke aloha pumehana
" Com muito amor"
visite minha pagina.
www.cidamedeiros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.