Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: Iogurte Natural e seus Beneficíos

Iogurte Natural e seus Beneficíos



Receita caseira de Iogurte e seus beneficios para saúde.
Também conhecida como Dahi, a receita indiana, retirada do livro: “Gosto Superior” de Sri Guru e Gaurãnga, que é baseado nos ensinamentos de Swami Prabhupãda.
Eu já adotei e me sinto muito bem, é saudável, leve, e produz um bem estar muito grande.

Vamos a receita: Dahi – Iogurte
1 pote de iogurte natural – eu utilizei Iogurte Natural pote de 200 ml.
8 medidas iguais de leite – preferencialmente leite tipo B.

Ferva o leite em fogo alto numa panela de aço inoxidável ou de ágata.
Quando o leite subir, retire-o do fogo (se estiver usando leite cru, não pasteurizado, deixe ferver por alguns minutos).
Deixe esfriar naturalmente ou, se necessário, coloque a panela dentro de um recipiente com água fria. A temperatura ideal para o desenvolvimento da cultura bacteriana é de 43 a 45 C.
Se você não dispõe de um termômetro, verifique a temperatura da seguinte maneira:
mergulhe seu dedo minimo no leite. Se conseguir mantê-lo sem se queimar e confortavelmente por 10 segundos, a temperatura estará satisfatória. Junte então o iogurte, diluído em leite frio e mexa devagar.
Para que se forme bem, o iogurte deve ser deixado imóvel num lugar morno. E preciso mantê-lo em temperatura constante, seja em lugar quente, seja no forno pré-aquecido ao minimo. Também é preferível prepará-lo à noite, pois a calma o beneficiará.

Na manhã seguinte ao preparo, o iogurte deverá apresentar a consistência de um pudim. Para parar a fermentação que retira todo o açúcar e o torna ácido, despeje-o em potes com tampa e leve a geladeira. O iogurte conserva-se em média por uma semana.

Iogurte, alimento prodigioso - Vejam que maravilha seus beneficios:

O iogurte ocupa um lugar importante na alimentação indiana por suas qualidades curativas. Aqui estão alguns exemplos:

1) É um alimento de fácil digestão pois o organismo assimila-o diretamente, evitando fadiga. A digestão do iogurte é duas vezes mais rápido que a do leite.

2) É rico de proteínas, enzimas, sais minerais e vitaminas, entre elas as preciosas B12 e D.

3) Produz o ácido láctico que destroem bactérias causadas pela putrefação de alimentos no intestino grosso, uma das fontes de doenças e de envelhecimento precoce.

4) Regenera a flora intestinal nutrindo-a com seu alimento mais adequado, a lactose natural. Os médicos recomendam o consumo de iogurte aos pacientes que passaram por um tratamento à base de antibióticos.

5) É um possante antibiótico natural. Eficaz contra germes e bactérias virulentas como os estafilococos, o tifo e os estreptocopos.


Na preparação do iogurte, bem como na de outros laticínios, o leite cru é preferível ou, na falta deste, o leite integral pasteurizado (tipo B).

Bom Apetite!

Cida Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.