Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: Inteligência Emocional por Cida Medeiros

Inteligência Emocional por Cida Medeiros


"Dialogo", a palavra chave, quando se trata de inteligência emocional.

No mundo corporativo usa-se a palavra feedback.

E tão importante que pode dar a direção para o fracasso ou para o sucesso de qualquer empreendimento.

Sobretudo, construir uma auto-estima ou arruiná-la.

Um fator fundamental para que as pessoas saibam se seu trabalho esta sendo bem executado, se existe a necessidade de aprimorá-lo, melhorá-lo ou reformulá-lo totalmente.



E a base motivacional que ajuda as pessoas a ficarem conectadas com seus planos, metas, objetivos e a execução dos mesmos.

O Desafio do dialogo esta na maturidade e preparo envolvido entre os indivíduos de um campo, qualquer grupo que tenha algo em comum para desenvolver e tem metas incomuns.

Devemos evitar e apontar quando a participação dos indivíduos envereda para as criticas destrutivas, ataques pessoais, sarcasmos, deboches e desatenção.

Pois o resultado será reações defensivas, fuga as responsabilidades, magoa, desestimulo, descomprometimento e agressões veladas.

Isso compromete o desempenho das pessoas envolvidas e de todo o grupo.

Manipulações, ações encobertas, dissimulações e outros jogos de poder, arruínam a confiança.

Quando for fazer um feedback, seja especifico, digo onde, o porquê e as conseqüências de tal atitude para que a pessoa que esta sendo alvo de insatisfação saiba como corrigir o seu erro ou melhorar sua atitude.

Tenha uma atitude honesta, integra e verdadeira.

Especificidade e muito importante tanto na valorização quando na analise do desempenho e na correção necessária a qualquer fator envolvido.

Tenha em mente que uma critica pode ser extremamente valiosa não só pelo resultado como para a eficiência de qualquer negócio ou ate mesmo de qualquer relacionamento mesmo no campo pessoal, porém e essencial uma critica acompanhada de uma solução, ou de uma sugestão para resolver o problema.

Isso é essencial, se você aponta defeitos, critica, mais não apresenta soluções, você demonstra que esta descomprometido com o Bem Estar do outro. Que pouco se importa. Você arruína a auto-confiança.

Haja com hombridade.

Quando nos esquecemos desse detalhe, a critica chega como algo destituído de um valor agregado e, portanto a pessoas se sente desmoralizada, infantilizada, ridicularizada, menosprezada e gera uma desmotivação muito grande.

Enquanto a critica esta sendo acompanhada pelo cuidado, pelo amor pelo outro, por responsabilidade e comprometimento, então a critica e a chave que abre as portas para soluções criativas e permite um crescimento em conjunto.

O aprimoramento pode se dar através de um dialogo franco, honesto visando e incluído o bem estar de todos, o crescimento, a maturidade, o comprometimento a responsabilidade, deixando claro para todos os envolvidos o objetivo que ancora as motivações básicas.

Jamais mande recados, de indiretas, ignore, queixe com os demais, sem encarar o problema e a pessoa de frente.

Isso pode ser um diferencial muito grande entre o sucesso e o fracasso de qualquer ação em conjunto, ainda que apenas em um relacionamento pessoal ou de amizade.

O dialogo abre caminhos, gera soluções, enriquece, permite relacionamentos construtivos e saudáveis.

Empatia, algo importante para compreensão e o desenvolvimento do respeito mutuo.

Se a critica for demais perturbadora, comunique, permita um tempo maior para poder dirigir toda informação e poder retomar o dialogo, saiba identificar seu limite.

Tenha clareza de intenção e saiba o que quer.

Não tenha medo de ver onde esta as deficiências, encare os fatos e resolva os problemas.

Destrua o mal, as ações que geram malefícios, atinja o alvo certo. Não destrua pessoas.

Cida Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.