Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: Complexos pela visão dos Kahunas

Complexos pela visão dos Kahunas


Segundo os Kahunas, o Eu Básico, também chamado de Unihipili tem fixação de idéias, isto é, complexos. Porém o Eu consciente também chamado de Uhane possui fixação de ideais que também são nocivas.

Freud, Jung, Adler, fixaram sua atenção no subconsciente que é semelhante aos que os Kahunas chamam de Eu Básico, deixando de perceber que o Eu Consciente tem fixação similares que também são perigosas.

É possível ter fixação em crenças de maneira consciente, ou opiniões, que é tão prejudicial, quanto as que estão no sub consciente. É o mesmo que dizer que a pessoa pode adotar por exemplo um sistema de crença que é absolutamente prejudicial a evolução de sua consciência e no entanto não se dar conta, exatamente por estar fixada num padrão mental e não perceber ou conceber a visão holográfica da realidade.

O que pode ser considerado com uma fixação de padrão mental o fanático. Aquele que concebe algo com total convicção que não é possível para essa pessoa refletir sobre a possível falha de seu sistema de crença.

Essa pessoa não é capaz de escutar, pois ouvir o outro, pode colocar em xeque a sua maneira de ver as coisas.

Sabemos que um dos sete ensinamentos Xamânicos dos Kahunas, chama-se IKE, que significa dizer que todos os sistemas são arbitrários. Isto é, possuem falhas.

O que o Xamã, ou Kupua busca através da viagem é a visão. É o talento do Xamã habilidoso que busca transcender os sistemas rígidos de conhecimento a fim de alcançar um compreensão maior.

Fechar a mente e fixar-se em um sistema de crença, que pode explicar tudo, reduz a capacidade do Eu, experimentar um campo de conhecimento maior e sorver do Campo de Sabedoria Universal o novo. Experimentar, ouvir com todas as células do corpo, sustentar e então através da virtude do discernimento, permitir que o novo, aconteça.

Para saber se uma pessoa está com uma crença compartilhada pelo Uhane e Unihipili, perceba como a pessoa reage a qualquer insinuação que sua crença não é correta ou que possui falhas, a pessoa, notada mente é tomada por emoção e pode até reagir violentamente. Se a pessoa não está tomado por um complexo, ela pode  conversar calmamente e permitir opiniões diversas.

Você pode observar melhor isso ao criticar a religião, e observe a natureza da reação da pessoa.

O Eu Básico é o único responsável pelas reações emocionais.

O Eu Consciente é responsável pelas escolhas conscientes.

Se a pessoa faz "algo", que coloca em prejuízo algo, alguém ou a si mesmo,  ou mesmo, faz algo, que é considerado um pecado, por seu sistema de crença religioso, então, se o eu básico e o eu médio concordam  com a idéia , o eu básico pode ter uma idéia fixa de que deve receber um castigo pelo
"pecado" cometido. O que pode ocorrer através de doença ou de acidente.

Sentimentos de culpa, normalmente estão associados a complexos e estes, por trás, de situações dolorosas ou doenças. Pois, a idéia está fixada no subconsciente, como parte da culpa. O que é necessario fazer Kala, isto é, conscientizar e muitas vezes reparar. De acordo com o sistema de crença do individuo. Quando Deus é associado a um ser todo poderoso e punitivo, os complexos possuem uma carga de culpa, vergonha e punição muito grande.
Se a pessoa não se dá conta do que se oculta por trás do que esta passando, invariavelmente atrai para sí situações amargas que são auto-punitivas.

Normalmente se a pessoa é educada em virtude de todo o pecado e culpa ser punidos por Deus, que sabe tudo, o que pensamos, sentimos e fazemos, o Eu Básico vai esperar castigos e com isso, atraí-los.

O grande obstáculo é quando o Eu Consciente, também chamado de Eu Médio ou Uhane, não permite diálogo, não aceita pensar, recusa-se a falar sobre o assunto, que as vezes torná-se um dogma, dificultando a solução por intermédio do EU Superior.

É importante notar a sabedoria desse ensinamento. Devemos, ao querer ajudar alguem, saber o sistema de crença que essa pessoa esta inserida.
Fica mais fácil, analisar, o que por ventura esta no subconsciente e possibilitar o caminho da cura por intermédio do Eu Superior ou o Ser Essencial.


Cida Medeiros

http://cidamedeiros.blogspot.com/
Fone (011) 5539-0419


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.