A Beleza do Pouso: Quando a Pausa é o Caminho
Honrando o fim de ciclos e o silêncio necessário
Sabe aqueles momentos em que a vida parece perder o brilho e o silêncio se torna a companhia mais presente?
Muitas vezes, a nossa cultura nos empurra para "superar rápido" ou "pensar positivo", mas a verdade é que o trauma de um término ou a incerteza de uma mudança exigem respeito. Existe uma sabedoria profunda na introspecção. É como se estivéssemos em um "inverno interno": nada parece crescer na superfície, mas as raízes estão se fortalecendo no escuro.
A neurociência e a flexibilidade psicológica nos ensinam que não precisamos lutar contra a tristeza ou a falta de inspiração. Tentar expulsar esses sentimentos é como tentar afundar uma bola em uma piscina: quanto mais força você faz para escondê-la, mais forte ela volta à superfície.
Permita-se estar onde você está.
Se o seu momento é de fechar capítulos e olhar para dentro, saiba que essa pausa não é estagnação. É o solo se preparando para o que virá. Às vezes, o maior ato de coragem é simplesmente "soltar a corda" e parar de lutar contra o que sentimos.
Se você sente que o fardo está pesado demais para carregar sozinho ou quer entender como esses fios da sua história se entrelaçam, saiba que existe um lugar seguro para essa conversa. O autoconhecimento é o mapa que nos guia para fora da neblina.
Vamos honrar esse ciclo juntos?
Se fez sentido para você, siga o blog para mais reflexões e, se sentir que é o momento de aprofundar, minha agenda de consultas para depois do dia 12 de janeiro de 2026, está aberta para te acompanhar nessa travessia.
Cida Medeiros
Psicoterapeuta Integrativa e Sistêmica
Profissional independente, com formação em Psicologia, que atua na interface entre cuidado emocional, consciência, espiritualidade e relações humanas.
%2019.01.17_e423faa0.jpg)