Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: Ikebana

Ikebana


Querido leitor, essa Ikebana é muito especial, feita com muito amor pela talentosa Tatiana Xavier, do Espaço Vida, com exclusividade para meu Blog.
Tatiana também realiza oficinas, ensinando esse arte. 
Super recomendo!
Cida Medeiros

Um pouco sobre essa arte, a seguir:

Ikebana

A arte da Ikebana, se originou na Índia, onde, nas cerimônias religiosas destinadas a Buda, eram ofertados arranjos florais. Existem várias escolas de Ikebana e cada escola valoriza e enfatiza um conceito próprio. 

Oito séculos depois, a arte da Ikebana deixou de ter um cunho especificamente religioso e passou a ser adotada também como forma de decoração e de arte propriamente dita – aproveitando o significado das flores e cores para formar arranjos que pudessem transcrever com sutileza mensagens e ideais.

Surgiram os grandes mestres que cunharam estilos diferenciados e que escreveram seus nomes na história do Japão e do mundo da ornamentação.

A Ikebana é uma arte complexa e vai muito além de um simples e bonito arranjo floral. Ela aborda espiritualidade e nos ajuda a desenvolver as habilidades de observação, concentração, criatividade e sensibilidade, além de aproximar o homem da natureza.
Podemos considerar uma prática meditativa que traz alegria, auto-estima e conexão com o Ser divino presente em cada um de nós.

A flor tem o poder de eliminar os pensamentos negativos, por isso, é importante ornamentar com flores todos os locais onde se reúnem pessoas.

Respeitando à grande natureza, na prática da arte da Ikebana, e na misteriosa força que a flor possui. Com base nessa filosofia e no desejo de proporcionar maior encanto à vida, purificando o sentimento do homem e da sociedade por meio das flores.

Oficinas de Ikebana toda terça feira no Espaço Vida (5034-0317)
Facilitadora: Tatiana de Melo Xavier

Esse é um lindo poema de Mokiti Okada que traduz a essência dessa arte...

A beleza da flor,
Quando a fixo Compenetrado
Volto a sentir
Quão profundas são
As bênçãos de Deus.

Conheci a alegria do mundo
Ao adornar minha sala,
Com a camélia que floresceu
No jardim.

Aqueles que têm
O desejo ardente de se igualar
À beleza das flores,
Possuem corações
Que a elas se assemelham.


             Mokiti Okada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.