Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: A Paz de Buda - As Quatro Sabedorias

A Paz de Buda - As Quatro Sabedorias

À todos quero desejar um Feliz Ano Novo.

Gostaria de compartilhar o pensamento da Monja Coen, que trouxe um ensinamento muito interessante para todos nós:

Monja Coen diz que todos nós podemos ser Bodisatvas, é que ser um, significa renunciar ao egoísmo e viver de entrega, tendo em suas ações o propósito de pensar no bem estar de todos.

Então renunciar ao seu bem estar pessoal em nome do bem estar de todos é uma atitude que eleva nossa condição humana a uma de natureza mais elevada, mais espiritual, mais iluminada, mais Bodisatva.

As quatro sabedorias de um Bodisatva é:

- Doação, caridade
- Amabilidade, cuidado amoroso, ternura
- Benevolência, bondade
- Empatia, identificação.

Pensar em fazer algo em beneficio dos demais, seja lá qual ação possa ser, faz com que você interiormente renuncie a uma atitude de avareza.

É como dar de alimento ao seu Deus interno e com isso ele cresce em você, gerando um campo de maior luminosidade em sua vida. A partir de dentro. Além de ser uma ação que gera Dharma. E no corpo de Dharma, recebemos inspirações dos grandes Sábios, sua benevolência e proteção.

Também, é uma ação educativa para o Ego. Pois, retiramos dele a força da soberba, da ganância, do egoísmo, da arrogância, da vaidade, da presunção e tornamo-nos mais humildes e compassivos.

Falar com todos com amor, com generosidade, com amorosidade. Faz de você o receptáculo do Divino em seu coração, suas ações expressarão o bem, logo sentirá a força do discernimento e da lucidez em sua vida.

Quando estamos em condição melhor e criamos condições de favorecer aqueles que precisam e tem necessidades, construindo assim pontes, então, estaremos em benevolência.

A benevolência é uma ação Búdica.

A Empatia nos aproxima da real compreensão do outro em nossas vidas. Nos torna próximo dos demais, no sentido de que o outro somos nós. Não há distinção. O que você faz ao outro, faz a você mesmo.

Essas ações, que são sustentadas por essas quatro sabedorias pode levá-los a iluminação.

Ser iluminado é ser simples, bondoso, caridoso, amável, benevolente, bondoso e empático.

Toda a pessoa iluminada, sustenta um campo de luz, isto é, cria em torno de sí, um campo de força do sagrado, constrói um altar em seu coração, um templo, que é a morada dos Deuses, da Sabedoria, dos atributos divinos.

Existe um lei do universo que diz: "A Luz que levar a alguém, irá iluminar-te também. O Universo inclui todos aqueles que agem e promovem o bem, as ações construtivas, generosas, educadas, gentis e servis.

Pois boas ações geram campos de boas ações em torno de sí e atraem para cada um, o resultado de sua semeadura.

Feliz Ano Novo, para todos vocês!

Que esse ano, possa ser um ano de maior comprometimento com ações solidárias, educativas, fraternas, sustentáveis, ecológicas, baseadas nos novos valores, da cultura da Paz e da Não-violência.

Saudações!

Cida Medeiros





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.