Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: Benefícios da Constelação Familiar

Benefícios da Constelação Familiar

A Constelação Familiar é um método Terapêutico que dentro dos seus inúmeros benefícios, realiza um profunda limpeza no Campo Emocional da Família. Uma liberação profunda.

Pela prática com o trabalho, percebemos que essa Terapêutica desencadeia a libertação de muitas emoções que foram reprimidas pelos membros da família, através dos seus representantes.

O trabalho funciona da seguinte maneira; a pessoa que irá Constelar um tema pessoal seu, escolhe entre todos os participantes do grupo, quem irá representá-lo, e quem irá representar os membros da família que são importantes para aquela questão, isso de comum acordo, com terapeuta.

Por exemplo, um representante para o Pai, outro para irmão, para mãe e um para si.

E a partir de um sentimento interno ou uma imagem interna, a pessoa vai colocando os membros da família um em relação aos outros.

É importante que o cliente que está colocando sua questão tenha ciência de que poderá expor-se internamente a dor, a tristeza e o desafio e até mesmo ao sofrimento. Estamos lidando com questões difíceis.

As vezes, pais que não aceitam seus filhos, suas escolhas, seu destino, ou até mesmo, filhos que não conversam mais com seus pais, que romperam relações, situações de perda, de acidentes, de destinos trágicos na família.

Bert Hellinger, fala sobre o consentimento interno para se fazer uma Constelação Familiar, precisamos de algum modo sentir a permissão da Família para tal. Se não diretamente, ou através de uma postura interna de reverenciá-los e pedir permissão para "Alma Familiar", com a clara intenção que irá fazê-lo com profundo respeito e que procura uma boa solução para todos. Dai o fluxo é liberado e o trabalho é possível de acontecer.

Mesmo no que diz respeito a conseguir marcar e realizar a Constelação em si, quando não estamos afinados com isso, sempre ocorre impedimentos e atrasos.

Quando a amor está interrompido, quando o filho não está bem com o Pai, ou mesmo como a mãe é comum desenvolver patologias como a Depressão e a falta de sentido na vida.

A Constelação não significa que você vai manipular seus pais, filhos ou maridos. Para que eles deixem de ter seus gostos e opiniões para agradá-lo e fazer suas vontades. Isso está longe de acontecer. O que pode acorrer é você tomar muita consciência dos seus desequilíbrios internos e ter a oportunidade de redirecionar sua vida.

É um trabalho que acontece à nível da alma da Família. É uma outra dimensão de trabalho que muitas vezes resulta em mudanças para melhor na sua relação familiar. Não é uma regra, as vezes temos que conviver com diferenças de opiniões. Aceitá-los como são. (Mas tenho notado que as pessoas experimenta um alivio, daquela carga energética familiar e se sentem bem mais leves).

E o que muda então?

O que pode mudar é algo no seu interior. É a libertação interna. E a auto-aceitação. E o caminhar com mais força e autonomia, confiando em suas próprias pernas.

Tem pessoas que nunca fizeram uma Constelação Familiar, e até fogem da mesma, por conta do nome, da família, fazem mil objeções. Porém, existe aquelas que já estão prontas para esse trabalho.

Pois é profundo, sério e trabalha com questões muito complexas do viver humano.

Para quem nunca Constelou é quer começar, pode iniciar como participante, afinal, é um caminho para se conhecer o trabalho e sentir dentro de si, e perceber se é o momento ou não de se trabalhar suas próprias questões. Não é uma regra.

Mais, deverá estar preparado para ser um instrumento para representar um membro de uma família, sentir e perceber em sí, o que se passa no contexto daquela família, que esta sendo trabalhada.

Como trabalhamos com o Campo sistémico Familiar e com a questão dos Campos Morfogeneticos, entramos em sintonia com a memória do Campo. E a memória do campo é informacional. Isto é, informa a natureza das emoções e sensações da pessoa envolvida.

Não é uma incorporação mediúnica, é muito diferente, e posso afirmar com autoridade pois trabalho à anos com todas as possibilidades fenomênicas do campo mediúnico  Estados de Possessão, Animismos, incorporações e etc e tal. É outra coisa, mais sutil e profundamente impactante para quem está ali vivendo isso.

Então, continuando.... os representantes estão ali disponíveis para o Campo Sistémico daquela Família que está em questão. Então, começam a sentir o movimento, e sentem que são movidos por algo, são tomados por sensações, emoções, e até algumas posturas físicas da pessoa que representa. Muitas coisas acontecem, tudo dentro de um limite coerente.

Muitas vezes a pessoa que representa também acaba por aprender muito sobre tudo o que se passa alí. Insights, percepções e etc. Mais é um serviço por amor. E mesmo os representantes acabam por ser muito beneficiados com o trabalho.

É uma sincronicidade interessante.

Um forte abraço!

Cida Medeiros
Facilitadora em Constelação Familiar e Xamanismo

3 comentários:

  1. Oi querida, está lindo o Blog e a explicação sobre Constelação ficou ótima! Super beijo pra vc!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dolores, que bom. Sinto-me feliz com seu comentário. Apoiativo. Muito obrigada! Um forte abraço, querida!
    Cida Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo esclarecimento. Gratidão!

    ResponderExcluir

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.