Bem Vindo ao Blog Cida Medeiros! Blog's Cida Medeiros: Bhajan - Cântico Devocional

Bhajan - Cântico Devocional


Bhajans são orações na forma de canções, ricos em significado e cheios de conteúdo devocional. Quando a pessoa canta o bhajan com todo coração, ela se esquece completamente de si mesma e se absorve com apenas anseios para o divino; isto é uma forma meditação. Nesta idade moderna com tantas distrações, meditação tradicional e contemplação não são possíveis para todo mundo, mas qualquer pessoa consegue cantar bhajans. Cantado com concentração e devoção, os bhajans despertam a inocência que está dentro de nós e passamos a sentir o divino em nossos corações."

"Ao cantar o nome divino, você sempre deveria manter os olhos fechados; caso contrário, os olhos, persuadidos pela mente e tentados pelos objetos, se distrairá. Filhos, enxerguem a luz interna; ela não pode ser vista se você olhar para a luz externa."

"A felicidade de se cantar o nome divino é algo sem igual. É inexplicável. Amma não hesitaria passar por inúmeros nascimentos só para cantar o Nome de Deus. Não há nenhuma dúvida, ganhamos total satisfação cantando o nome de Deus. Isso é por isso que até mesmo aqueles que chegaram ao Estado de Liberação virão para cantar as glórias de Deus com a atitude de um devoto."

"Filhos, para ganhar concentração nesta era da Kali Yuga (era materialista), bhajan é mais fácil que meditação. Cantando alto, outras distrações serão superadas e concentração será alcançada. Bhajan, concentração e meditação, esta é a progressão. Na realidade, recordação constante de Deus é meditação."

"Filhos, bhajans cantados com a meta fixa beneficiarão o cantor, o ouvinte, e também Mãe Natureza. Tais canções despertarão as mentes dos ouvintes no seu devido tempo. Se o bhajan é cantado sem concentração, será um desperdício de energia. Bhajan é uma disciplina espiritual que tem como objetivo concentrar a mente na Deidade Amada da pessoa. Com a meta fixa, a pessoa pode fundir-se ao Divino e experimentar a felicidade do seu verdadeiro Ser."

"Ao entardecer, a atmosfera está cheia de vibrações impuras. Este é a hora em que o dia e a noite se encontrarem e é o melhor momento para os sadhaks (aspirantes espirituais) meditarem, porque concentração pode ser atingida. Se a sadhana não for feita, pensamentos mundanos aumentarão. Isso é porque cânticos devocionais deveriam ser cantados sempre ao entardecer. Deste modo, a atmosfera será purificada. Filhos, ao entardecer cante bhajans sentando-se em frente a uma lamparina de óleo acesa. A fumaça produzida pelo pavio é um siddha oushadha (medicina perfeita). Nós inalamos a fumaça e a atmosfera também é purificada."

"Somente Deus é eterno. Nossa meta de vida é atingi-Lo. Você não deveria esquecer disto. E cantando o Divino Nome é o melhor modo. A pessoa deveria imaginar que a Deidade Amada está de Pé em todos lugares no recinto. A pessoa deveria rezar, 'Ó Deus, o Senhor não me está vendo? Ó Deus, por favor, leve-me em Seu colo. Eu sou Seu filho. Eu não tenho ninguém senão o Senhor como meu refúgio. Não me abandone, e sempre esteja em meu coração.' Canto devocional é a música espontânea da alma. Ninguém pode resistir às qualidades de tal música que nos inspira e penetra no coração quando é cantada com concentração e devoção."

"Filhos, cante do fundo de seus corações. Deixe o coração derreter em oração. A alegria de cantar o Nome de Deus é única. O bhajan limpa toda a sujeira acumulada de nosso coração. Deixe toda a timidez de lado e abra seu coração a Deus."

Amma


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe aqui seu comentário.